Projeto Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática

Observatório de Educação - CAPES/INEP - Projeto OE 146/2011

Objetivos
  • Integrar e ampliar redes de pesquisa entre Programas de Pós-Graduação de diferentes localidade do país assim como aproximar e fortalecer o diálogo entre pesquisadores, gestores de sistemas/unidades escolares em busca de uma educação de melhor qualidade.
  • Promover seminários, oficinas e atividades de extensão na perspectiva de um fórum permanente de discussão de questões afetas aos indicadores de qualidade de sistemas e instituições escolares e à utilização crítica de dados do Saeb, Prova Brasil, Edudata Brasil Censo, ENEM, IDEB, intergrando e socializando a produção científica dos PPGs envolvidos junto a escolas de educação básica, cursos de formação de professores e sistemas de ensino.
  • Analisar quetões afetas ao desempenho de alunos do ensino superior e da educação básica em sua relação com as condições institucionais, seus modos de funcionamento, suas identidades e as concretizações das políticas públicas incluindo as de formação de professores.
  • Articular diferentes níveis do sistema educacional como objeto de estudo, como espaço de produção do conhecimento e de formação de quadros de maneira que como profissionais-pesquisadores contribuam criticamente para o delineamento de melhores práticas e políticas para a educação.

História do Projeto

O Núcleo em Rede é composto de sete subprojetos que constituem a célula inicial de pesquisa e que abordam o contexto internacional de produção de políticas públicas educacionais, com foco na avaliação em larga escala, bem como sua materialização em diferentes instituições - sistemas de ensino, unidades escolares e estabelecimentos de ensino superior. Todos eles focalizam a administração/gestão como mediação da qualidade da educação, ou seja, de diferentes maneiras problematizam o processo de coordenação das ações em diferentes âmbitos e contextos. O núcleo em rede discute, portanto, políticas educacionais de avaliação na interrelação com as demais dimensões da educação em seus diferentes contextos e níveis de ensino, face a isto os temas qualidade e gestão da educação são elementos fortes que dão identidade e articulam os subprojetos. A qualidade assume diferentes focos (rendimento, permanência, ações de mediação,...) conforme a especificidade do subprojeto sendo que a gestão está presente em todos eles como ação/mediação relevante para a democratização e qualificação da educação. A opção pelos eixos temáticos - Educação Básica, formação continuada, ensino superior - indica o interesse em refletir, compreensivamente, sobre questões da educação, superando segmentações que muitas vezes delimitam problemas a um determinado nível de ensino.

A proposta do conjunto busca analisar a educação em sua diversidade e multideterminação, debatendo níveis de ensino em suas questões mais importantes tendo em vista que a qualidade de uns relaciona-se com a dos demais níveis. Compreende-se que a abordagem deste conjunto de eixos é mais produtiva pois favorece a produção de cada pesquisador, situado em seu espaço especifico de trabalho e em seu PPG, e por outro lado evita o trabalho disperso e solitário, pois acumula forças, promove diálogos entre pesquisadores com diferentes percursos profissionais, permite compartilhar e ampliar questões teóricas e explicativas dos fenômenos abordados.