Indicadores de Desempenho, Gestão e Qualidade da Escola Básica
Coordenadora: Graziela Abdian
O objetivo geral da pesquisa é analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos (federal, estadual de São Paulo e dos municípios integrantes da pesquisa), após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da mídia (com prioridade à Revista Nova Escola entre os anos 2005-2010) e dos periódicos qualificados (2000-2010) e as concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental (pais, alunos, funcionários, professores e equipe de gestão). Nosso referencial teórico é o que afirma a especificidade da escola e de sua gestão (PARO, 1986; RUSSO, 2004; SILVA JR, 2002), a importância dos estudos que as focalizem como “cidades a construir” (DEROUET, 1996) e, sobretudo, como instituições produtoras e não apenas reprodutoras de políticas públicas (LIMA, 1998). Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados) e os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Para análise do primeiro âmbito, o da circulação e produção de informações, utilizaremos como procedimentos metodológicos análise de conteúdo e análise documental (BARDIN, 1977; FRANCO, 2004) e, para o segundo âmbito, os estados e processos, faremos o levantamento, no site do INEP, dos índices de desempenho das escolas pertencentes a dois municípios do interior paulista e escolheremos aquelas que se destacaram entre os anos de 2005 e 2011. A partir daí, realizaremos observação sistemática para caracterização e análise da cultura organizacional; análise de documentos e realização, transcrição e análise de entrevistas semi-estruturadas com os diferentes integrantes da comunidade escolar. Nestes dois semestres de 2011, realizamos: a) aprofundamento teórico das temáticas da pesquisa, b) levantamento de dados documentais (Diretoria de Ensino de Marília, Secretaria Municipal de Educação), visitas às escolas que serão objeto da pesquisa, realização e transcrição de entrevistas com todos os segmentos das quatro escolas; c) definição precisa dos projetos de pesquisa de cada integrante deste subprojeto de Marília. Já foi possível apresentar trabalhos em congressos nacionais e internacional e de Iniciação científica, realizar palestras e também construir grupo de estudos com os diretores das escolas municipais de Marília e Assis (municípios nos quais está sendo desenvolvida a coleta de dados).