Impacto da Formação Continuada dos Professores do Pró-Letramento da Paraíba nas Avaliações em Larga Escala
Coordenadora: Flávia Clarici Mädche
Esta pesquisa, busca contribuir na análise e interpretação do banco de dados do INEP referente aos resultados dos alunos na Prova Brasil e do IDEB dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Conde. A pesquisa dará visibilidade à importância da articulação entre os programas de formação continuada e os resultados das avaliações em larga escala. Este subprojeto tem por finalidade avaliar o impacto da formação continuada de professores das séries/anos iniciais do Ensino Fundamental da Paraíba, no IDEB e Prova Brasil. Participaram da pesquisa escolas e tutores, da Grande João Pessoa, envolvidos no Pró-Letramento. Essa amostra foi definida em diálogo com as secretarias municipais e a UNDIME estadual. A hipótese deste subprojeto é que o Estado da Paraíba teve um aumento nos índices do IDEB de 2009, pela metodologia de formação continuada, proposta pelo Pró-Letramento de Matemática. Neste sentido pergunta-se: Em que medida os Programas de Formação Continuada dos Anos Iniciais promovidos e financiados pelo Ministério da Educação tem contribuído com a melhoria dos resultados do ensino e da aprendizagem da Matemática.