Gestão e Qualidade da Educação: um diálogo possível

Coordenadora: Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

A gestão pode definir os predicados dos processos pedagógicos e das relações estabelecidas em sistemas educacionais e unidades educativas influenciando, em última instância, a qualidade da educação? Tomando por positiva a resposta a esta questão, a pesquisa em tela busca levantar argumentos empíricos que permitam a associação concreta entre qualidade da gestão e qualidade da educação. Analisando informações dispostas no banco de dados do INEP e cotejando tais dados com instrumentos locais de pesquisa, o horizonte estabelecido visa mostrar as interfaces, articulações e possível diálogo entre propostas de gestão de sistemas educacionais e unidades educativas e os resultados apresentados e consubstanciados socialmente como qualidade da educação. Tal pesquisa, de ordem qualitativa, constitui-se inicialmente em análises realizadas a partir de informações sobre o desempenho das redes públicas municipais de ensino de dois municípios localizados geograficamente no norte gaúcho: Passo Fundo e Carazinho. Para tanto, além dos indicadores produzidos pelas avaliações em larga escala e refletidos no IDEB, a pesquisa será circunstanciada em instrumentos de acompanhamento local, produzidos especificamente para identificar elementos partícipes dos processos de gestão. As análises partem da premissa de que a gestão de unidades educativas, articulada com a gestão do sistema educacional, tem potencial para interferir nos indicadores de qualidade, protagonizando a condução dos processos pedagógicos. Nesta direção, a pesquisa se desdobrará também no detalhamento dos elementos que eventualmente possam obstaculizar tal articulação, como a possível presença de uma gestão enfraquecida; além de examinar os elementos concorrentes para a qualidade da educação em sistemas educacionais e unidades educativas públicas. Para a consecução do objetivo geral, tem sido desenvolvidas ações que envolvem pesquisas sistemáticas nas bases de dados formais (INEP, Educacenso...), reuniões com o grupo de pesquisa; revisões bibliográficas temáticas e reuniões com as mantenedoras e as escolas das redes municipais envolvidas.