Gestão da Educação Municipal e Indicadores de Desempenho

Coordenadora:  Flávia Obino Corrêa Werle 

A investigação volta-se para a gestão da educação municipal tendo por objetivos: (a) Discutir dimensões da gestão escolar no âmbito municipal identificando que elementos do contexto escolar influenciam nos resultados de aprendizagem dos alunos; (b) Descrever processos de mediação realizada pela gestão da educação municipal ensaiando relações explicativas para os níveis de desempenho alcançado; (c) Verificar a participação de educadores em cursos de formação e como se relaciona com os indicadores de desempenho escolar; (c) Identificar e descrever processos de gestão da educação municipal relacionadamente ao tempo e espaço e como as condições da rede vão se transformando, na medida em que se fará um estudo de acompanhamento destas condições ao longo de quatro anos; (d) Discutir com professores, gestores, autoridades e membros de colegiados educacionais do município os indicadores de desempenho escolar e os achados de pesquisa, socializando os conhecimentos produzidos. A metodologia envolve o estudo de casos múltiplos - análise e descrição da individualidade da realidade de cada município selecionado -, e um estudo longitudinal de médio prazo que consolidará as descrições e analises dos casos, bem como o cotejo e analise transversal entre os diversos casos. A pesquisa pretende, em conjunto com os demais subprojetos, construir uma teorização acerca de políticas e procedimentos de gestão educacional municipal. A escolha do espaço empírico envolve dois critérios: municípios que tenham criado Sistema Municipal de Ensino e que tenham, portanto demonstrado autonomia e esforço de responsabilização pela educação básica promovida em sua rede e resultado apresentados na Prova Brasil, considerando a nota media PB2007 e 2009. Pela aplicação destes critérios chegou-se a municípios que alcançaram nota media padronizada entre 8,2 e 6,34 e que possuem uma população total entre 4.000 e 19.000 habitantes. No ano de 2011 foram coletados dados nos municípios de Chiapetta, Nova Petrópolis e Pântano Grande, incluindo visitas a escolas, entrevistas com secretária municipal de educação e assessores da Secretaria, com diretores, professores, coordenadores pedagógicos de escola. Resultados alcançados: defesa de uma dissertação de mestrado, realização de várias palestras para professores de redes públicas bem como para alunos de licenciatura; participação em painéis organizados em eventos internacionais: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, abril de 2011, USP, SP; III Colóquio Internacional em Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental - Desafios da Qualidade da Educação nesta década – Qual qualidade?, novembro de 2011, Joaçaba, SC; apresentação de trabalhos em eventos internacionais e nacionais: VII Congresso Internacional de Educação – Profissão docente: há futuro para este ofício?, agosto de 2011, São Leopoldo, RS; VI Reunião Anual da ABAVE – Avaliação e o Direito à Qualidade da Educação, Fortaleza, CE, 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2011. Estão vinculados a este subprojeto dez projetos de pesquisa, sendo seis de doutorado, três de mestrado e um de professores de educação básica os quais materializam importante impacto tanto pela possibilidade de avanço do conhecimento como pela formação de recursos humanos.