Avaliação da Qualidade da Educação Básica: um estudo comparativo entre Brasil e Argentina
Coordenador: João Jorge Corrêa
Este subprojeto, que é integrante do projeto articulador central, investigará a partir de uma perspectiva comparada a avaliação em larga escala desenvolvida na Argentina e no Brasil. A idéia perseguida nesta trajetória metodológica é compreender de que forma os resultados da avaliação em larga escala nas regiões elencadas, contribuem para a melhoria da qualidade da educação oferecida para suas populações. Buscaremos com o projeto organizar os documentos que orientam as políticas educacionais na Argentina e no Brasil, bem como aqueles que especificamente regulam e norteiam o sistema de avaliação em larga escala nas suas redes escolares. Outra nuance da pesquisa é a coleta dos dados que demonstrem os resultados dos sistemas de ensino por intermédio da Prova Brasil e do Operativo Nacional de Evaluación. O fato de definir uma comparação entre regiões de fronteira justifica-se pelas características do Programa de Mestrado em que atuo como pesquisador, uma vez que um dos focos de investigação são as relações que se estabelecem entre os países integrantes da fronteira trinacional no extremo oeste do Paraná e, as interfaces que se estabelecem, neste caso, entre os seus sistemas educacionais. Presentemente alguns resultados já foram alcançados: a) levantamentos de fontes bibliográficas acerca do tema central do projeto; b) mapeamento das principais ações educacionais argentinas e brasileiras no âmbito ministerial; c) identificação das instituições responsáveis pela avaliação educacional em larga escala em ambos os países. As produções geradas ocorreram a participação dos estudos coletivos, dos resultados preliminares de pesquisa e do intenso debate acerca do tema “avaliação em larga escala”.