Avaliação da Educação Básica e as Orientações do Banco Mundial: um estudo de caso em municípios do Rio Grande do Sul

Coordenadora: Berenice Corsetti

O projeto investiga a relação existente entre as orientações estabelecidas pelo Banco Mundial e a política educacional brasileira, particularmente no que se refere à avaliação da Educação Básica nos sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul, delimitando a investigação ao município de Novo Hamburgo, a partir de uma opção metodológica pelo estudo de caso. A delimitação empírica, assim, é a educação básica rio-grandense e a qualidade da educação que caracteriza as escolas de municípios do Estado, que já constituíram seus sistemas municipais de ensino, particularmente circunscrita a um estudo aprofundado e específico, no município antes referido. Caracteriza-se por ser um desdobramento do projeto “O impacto das orientações dos organismos internacionais na avaliação da educação básica brasileira: qualidade e controle nos sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul”, que vem sendo desenvolvido desde 2008. A aplicação das diretrizes internacionais no campo da avaliação da qualidade da educação básica no Rio Grande do Sul ainda não foi suficientemente investigada e se constitui no elemento novo e importante para percebermos as implicações no que tange à gestão democrática da escola. O município em questão atingiu elevados índices do IDEB, o que trouxe consultores do Banco Mundial para avaliar a experiência municipal, que foi considerada um êxito localizado na gestão da Secretária de Educação. A pesquisa, assim, pretende explorar a política educacional municipal, com vistas a contribuir para a compreensão dos processos de avaliação e de gestão da educação. O estudo de caso, como estratégia metodológica, terá seu desdobramento nos marcos da metodologia histórico-crítica, procurando articular texto e contexto, analisando os documentos históricos e os relatos dos sujeitos da pesquisa, que se constituem em fontes para o trabalho, numa perspectiva dialética.