Oficina - Indicadores Educacionais
Coordenação: Profa. Dra. Flávia Obino Corrêa Werle e Profa. Dra. Marilene Maia.
A abordagem da educação a partir de sistemas de ensino encaminha para uma visão de redes de estabelecimentos e conjuntos de escolas as quais estão submetidas a políticas públicas e cada vez mais esquadrinhadas, conceituadas, medidas, por indicadores, em geral expressos quantitativamente. Vários elementos do mundo social, dentre eles a educação, são passiveis de compreensão e análise uma vez que há um amplo espectro de indicadores hoje disponíveis para acompanhar as políticas sociais no Brasil. É necessário instrumentalizar os profissionais e a sociedade em geral para compreender a realidade e desmistificar os indicadores como se fossem recursos de uso específico de peritos e como explicações de partes, de fragmentos da realidade. É necessário dar-lhes sentido e contextualizá-los de forma que possam subsidiar ações pedagógicas e de gestão educacional, assim como pesquisas acadêmicas, tornando-se instrumentos operacionais que permitam diagnosticar e acompanhar a realidade social e o planejamento público das políticas educacionais.
Baseados nessa perspectiva, o projeto Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática, vinculado ao Observatório de Educação INEP/Capes e o grupo ObservaSinos – IHU promovem a OFICINA INDICADORES EDUCACIONAIS, objetivando o acesso e a reflexão sobre o manejo e a crítica desses indicadores, nos dias 06 e 20 junho de 2012, no Intituto Humanitas Unisinos (IHU).
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Oficina Indicadores Educacionais - Módulo I
Oficina Indicadores Educacionais - Modulo II